Como Identificar Uma Planta Doente

Sabemos o quão decepcionante é comprar uma planta, planta-la no vaso correto, com tudo que manda o figurino e de repente perceber que ela está perdendo sua vitalidade, e suas folhas já não estão bonitas como deveriam.
Muitas vezes a planta acaba morrendo pois não sabemos identificar o problema para que possamos tratar corretamente. Por isso, é sempre bom estar atento ao aspecto das folhas, pois são nelas que vão surgir os sintomas dos problemas.

Vou listar abaixo alguns dos problemas mais comuns, como fungos, bactérias, vírus e algumas deficiências, e como solucioná-los:





FALTA DE LUZ
Sintomas: Folhas desbotadas e amolecidas
Cuidados: Reajuste a posição do vaso para que a planta possa receber luz direta ou indireta, de acordo com a espécie e necessidade da planta.

FALTA DE ÁGUA
Sintomas: Folhas murchas ou secas quebrando com facilidade
Cuidados: Regue a planta com mais frequência até perceber a melhora do aspecto da folha, ao melhorar, regue a planta sempre que perceber que o solo está secando.

EXCESSO DE ÁGUA
Sintomas: Folhas amareladas e murchas
Cuidados: Reduza a frequência das regas e verifique a drenagem do vaso, se tiver prato embaixo do vaso, remova-o para que a água escoa.

FUMAGINA
Sintomas: Doença causada por um fungo que se alimenta do líquido deixado por insetos, como pulgões e cochonilhas. Deixa as folhas pegajosas e com manchas escuras.
Cuidados: Limpar as folhas com um pano úmido e aplicar inseticidas próprios para jardinagem.

OÍDIO
Sintomas: Também causada por um fungo, a doença é caracterizada pela presença de um pó branco sobre a superfície da planta.
Cuidados: Para tratar o problema, retire as folhas afetadas e borrife água sobre a planta diariamente. Caso esse procedimento não funcione, aplique produto a base de sulfato de cobre, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem.

Comentários

Postagens mais visitadas