Você conhece a Flor de Cera ?

A hoya pubicalyx "red button" (foto principal) vem das Filipinas. É uma variedade bastante rara, cujas folhas podem ficar completamente vermelhas quando jovens, o que a torna extremamente ornamental. A coloração das flores é bastante curiosa, o que faz com que essa variedade se destaque das demais: as bordas podem ser quase pretas de tão escuras e contrastam lindamente com o centro muito vermelho, daí seu nome "botão vermelho". Forma uma bela bola de pequenas flores!
A maioria das espécies de Hoyas são asiáticas, e há grande número de variedades puras, cada qual com características peculiares em tamanho, perfume e cor.
As flores de cera chamam a atenção devido às belas bolas repletas de flores que surgem das hastes, criando um espetáculo a parte pois são geralmente pequenas, estreladas, parecendo açucaradas ou feitas de porcelana! Florescem todos os anos (geralmente na primavera) e são bastante duráveis. 
É uma planta perene, cuja beleza das folhas carnosas e brilhantes é bastante ornamental. Caso seja conduzida através de apoios (como arames, ou em pergolados, arcos, treliças, grades, etc) atua como trepadeira, pois o caule é como um cipó flexível. Se não, fica lindamente pendente (em vasos suspensos ou jardins de sacada). Caso se deseje cobrir uma área muito grande com hoyas, serão necessárias algumas mudas.
Aprecia boa luminosidade mas nunca raios solares diretos (porque queimam as folhas), por isso é ideal para cultivo em ambientes internos, em vasos que não precisam ser grandes, ocupando assim pouco espaço. 
Quanto às regas, aconselha-se que o substrato possa secar um pouco antes de ser molhado novamente, pois as Hoyas não toleram encharcamento. O ideal é que se regue regularmente no verão e com menor freqüência no inverno, isso porque as folhas carnosas armazenam água como reserva para períodos secos. Com relação à temperatura, preferem climas quentes, e não suportam frio muito intenso nem vento em demasia. 
Em suma, apesar do crescimento relativamente lento, esta trepadeira tem um florescimento recompensador. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas