Marula - A fruta do licor
Nome Cientifico: Sclerocarya birrea
Nativa das savanas da África Oriental, é uma árvore de tamanho mediano podendo atingir cerca de 10 metros de altura. É uma planta dioica, possui flores masculinas e flores femininas separadas, de ciclo perene e suas flores são pequenas, de cor vermelha que surgem no início da primavera. Os frutos são ovóides ou globosos com uma polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente. São bastante conhecidos pelo seu uso no famoso licor, produzido através da fermentação de seu suco.
O núcleo da semente é rico em proteína e gordura, com um sabor de nozes, constitui uma boa fonte de alimentação. As frutas são comumente comidas frescas ou preparadas em sucos, geleias e licores. O óleo de marula feito a partir do núcleo da semente, é usado na África como protetor antioxidante da pele. A casca da árvore pode ser usada no tratamento e na profilaxia da malária. O chá das folhas da marula pode ser usado no tratamento da indigestão. A fruta ainda é uma importante fonte alimentar para diversos animais das savanas africanas. Os frutos amadurecem a qualquer momento entre meados de Janeiro e meados de março e caem das árvores, logo que eles amadurecem e tornam-se amarelas. As nozes são fáceis de coletar uma vez que a casca exterior é seca. A muda de Marula produz entre 5 e 6 anos após o plantio.
De clima mediterrâneo e subtropical, deve ser cultivada em sol pleno, preferem solos arenosos e deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana, ou somente quando o solo estiver seco, pois as raízes da Marula armazenam muita água, e mantém a planta viva mesmo em secas prolongadas.
Comentários
Postar um comentário