Urucum

O urucum é muito rústico e pode ser conduzido como arbusto ou árvore, podendo alcançar até 9 metros de altura. Seu corante tem larga utilização na indústria alimentar, farmacêutica, cosmética, de tintas e tecidos. Na cultura popular também é conhecido pelas suas propriedades fitoterápicas, com ações expectorantes, antibióticas, anti-inflamatórias, entre outras.

Suas folhas são em formato de coração, com a ponta afilada, glabras, alternadas e sustentadas por longos pecíolos. Os frutos são cápsulas ovoides a globosas, deiscentes e de coloração marrom-avermelhada que encerram numerosas sementes pequenas e ricas em corante vermelho, conhecido como bixina. As inflorescências são compostas de muitas flores brancas, levemente rosadas ou róseas. Árvore de clima tropical, não se adapta a regiões com frio intenso ou geadas.

Deve ser planta em sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica. Deve receber regas diárias, a fim de manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Tolera podas de formação que estimulam o crescimento mais compacto da planta.

Gostou de conhecer o Urucum? Comenta aqui com a gente!

#jardimexotico #comoplantar #comofazer #facavocemeso #mudas #sementes #plantas #pomar #frutiferas #rosas #orquideas #frutasraras #frutasexoticas #plantasexoticas #frutiferasemvasos #pomaremvasos #hortaemcasa #comoterumahortaemvaso #hortaemvaso #flores #suculentas #comoplantaemvaso #urucum

Comentários

Postagens mais visitadas